Funerárias em Manaus prestam serviço de velório on-line

Parentes que moram em outras cidades ou países, e não podem ir ao funeral, podem acompanhar cerimônia ao vivo via Internet por celular ou computador.

A morte de um ente querido sempre sensibiliza familiares e amigos próximos, e o funeral é o momento simbólico de despedida que congrega demonstrações de respeito e homenagem ao falecido. Mas parentes que moram longe, em outras cidades ou fora do país, geralmente ficam impossibilitados de participar dessa ocasião, ou pelos altos custos de viagens aéreas ou por compromissos pessoais.

Pensando no melhor para os clientes e no intuito de se sobressair no mercado perante os concorrentes “desleais”, funerárias de Manaus estão implantando o serviço de velório on-line, que possibilita assistir ao vivo pela Internet cerimônias fúnebres de qualquer lugar do mundo. Câmeras captam o momento e transmitem as imagens para o site da funerária, que é acessado através de senha.

Em Manaus, três funerárias estão aptas a oferecer tal serviço. Uma delas é a Funerária Canaã, que fica nas avenidas Major Gabriel e na Boulevard Álvaro Maia, Praça 14, Zona Sul. “Temos três salões de velório, todos com câmeras. E o usuário ainda pode girar a câmera. Mas é preciso que a família solicite”, disse Antônio Ildemar Coutinho, dono da Canaã. O serviço é gratuito.

“Qualquer tecnologia que acesse a Internet e tenha imagem. No site tem um link e senha para familiares terem acesso em qualquer parte do mundo. E também tem áudio”, ressaltou Coutinho. “O serviço é gratuito, sem acréscimos. Daqui a dez dias iremos oferecer estacionamento para 200 carros, segurança 24 horas e acessibilidade para cadeirantes”, disse.

Concorrência

Segundo Manoel Viana, presidente do Sindicato das Empresas Funerárias do Amazonas e proprietário da Viana Eventos Fúnebres, outras duas funerárias da cidade prestam o serviço: a Viana e a Funerária São Francisco, as duas também na Zona Sul. Viana afirma que a busca das empresas em buscar oferecer tal serviço tem motivação mercadológica.

“Estamos atravessando as piores crises dos últimos 20 anos. O investimento que fazemos não tem garantia de retorno. O que faz as empresas investirem é a concorrência desleal do poder público (que oferece o SOS Funeral) e dos papa-defuntos, aqueles informais que, por falta de fiscalização, estão na porta dos hospitais. O ano de 2015 já é no ‘vermelho’ e estamos investindo para (melhorar) 2016”, diz Viana.

A Viana Eventos Fúnebres possui duas unidades, uma na avenida Getúlio Vargas, bairro Centro, na Zona Sul, e outra na Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste. Segundo o proprietário, no velório on-line da Viana o usuário também pode assistir transmissão de imagem de câmera localizada bem em cima da urna funerária, onde fica o falecido. O serviço é gratuito.

O velório on-line na Funerária São Francisco ainda não funciona, mas será implantando no mês de junho deste ano, também com câmera localizada em cima do caixão. Esta funerária tem três salões, um em cada unidade: av. Carvalho Leal, Cachoeirinha, Zona Sul; av. Noel Nutels, Cidade Nova, Zona Norte, e rua Adalberto Vale, bairro Betânia, Zona Sul.

Péssima Internet

De acordo com Manoel Viana, do Sindicato, o único problema no oferecimento do serviço de velório on-line em Manaus é a péssima qualidade da Internet prestada pelas operadoras na região, onde o serviço sofre com oscilações e quedas de sinal durante temporais. “Ainda temos dificuldade com a qualidade do serviço de Internet”, lamentou.

Velório padrão

Os serviços de velório padrão oferecidos pelas funerárias incluem itens básicos como a remoção e transporte do corpo do hospital, despacho junto aos órgãos públicos, embalsamamento, arranjos ou coroa de flores, a urna funerária, buffet, enterro no cemitério e até cerimonialista. Os preços variam em cada empresa, mas vão de R$ 1,6 mil a R$ 10 mil.

Fonte: http://acritica.uol.com.br/manaus/Funerarias-Manaus-prestam-velorio-on-line_0_1319268089.html

(82) 3313-1782/ 3313-1783

c2sistemas@c2sistemas.com.br

Avenida da Paz, 1864
Centro - Maceió/AL - 57020-440
Ed. Terra Brasillis - Sala - 305

Filiações:

APL TI
ASSESPRO